Qual martelete usar ?

25/01/2020

Você sabe qual a diferença do Martelete perfurador/rompedor, rompedor e demolidor ? 

É sobre isso que vamos falar aqui.
Todo martelete tem uma especificação,tem as brocas (ponteiro e talhadeira) SDS-MAX e o SDS-Plus, tem o perfurador/rompedor, o rompedor e o demolidor.
Cada martele tem uma função especifica para determinado tipo de trabalho. 

Uma coisa que vemos com frequência e pessoas comprarem uma martelete para um determinado tipo de serviço que esse martelete não atende, logo o martelete queima e ele perde a assistência (pois a mesma considera mal uso) e o prejuízo é gigante. Então na hora de comprar uma martelete, o que é o mais importante ? 

O mais importante é saber o que cada martelete faz, a especificação dele. E vamos começar por partes.

Diferença entre SDS-Plus e SDS-MAX

A diferença entre essas duas brocas é apenas o tamanho. Uma broca maior terá o encaixe MAX, e uma broca menor tem o encaixe PLUS. 
A também há diferença na resistência de cada broca. A SDS-MAX é mais forte que a SDS-Plus, indicada pra fazer perfurações em concretos mais resistentes, com o desgaste menor, a  SDS-MAX vai ser mais resistente também pela espessura do encaixe.

O Martelo Rompedor/Perfurador

O martelo perfurador/rompedor é um tipo de martelete mais usado para fazer furos em concreto com capacidade de até 55mm dependendo do modelo do martelete. Ela tem com com principal função a perfuração em concreto usinado e alvenaria. Ele também pode ser usado para fazer remoção de revestimento em paredes e também pequenos rompimentos em concreto - Dependendo do modelo, dá pra se usar ele mais tempo fazendo rompimento em concreto, é necessário ler o manual - Sua energia de impacto é definida em Joules. Nesses tipos de modelo, pode haver diferença em como a maquina direciona sua força de impacto para cada função, sendo que ela direciona uma força maior para fazer perfuração. 

O Martelo Rompedor

O martelo rompedor é um tipo de martelete mais usado para fazer rompimentos contínuos em concreto usinado. Ela tem como principal função rompimento contínuo ou pesado, dependendo do modelo, em concreto usinado e alvenaria. Ele também pode ser usado para fazer remoção de revestimento em paredes.
Sua energia de impacto é definida em Joules. Nesses tipos de modelo, sua força de impacto é toda direcionada para fazer rompimento e não é indicado para fazer perfuração e nem demolição.

O Martelo Demolidor

O martelo demolidor é um tipo de martelete mais usado para fazer demolições em estruturas de concreto usinado e alvenaria. Ela tem com com principal função fazer demolição, quebrando a estrutura na qual ela está sendo usada. Ele também pode ser usado para fazer remoção de revestimento em paredes. Ela tem energia de impacto definidas em Joules. Nesses tipos de modelo, sua força de impacto é toda direcionada para fazer demolição e não é indicado para fazer perfuração.
Cada modelo é usado para algum tipo de trabalho de demolição, sendo específicos os trabalhos, como estruturas de paredes, pisos e pavimentos entre outros.

O que fazer agora ? 

Tendo em mãos todas essas informações, pode-se dizer que agora você sabe qual martelete comprar, sem ter problemas na hora de seu uso. 


Boas Compras !!!