Ferramentas Elétricas x Ferramentas a Bateria

01/09/2020

Na nova era das ferramentas a bateria surge a pergunta, que nos dias de hoje já não chega a ser uma dúvida gritante, porém ainda é. O que é melhor, ferramentas elétricas ou ferramentas a bateria ?

Vamos fazer essa análise em 3 pontos. Praticidade, força, custo beneficio. Vamos lá. 

1 - Praticidade:

Quando falamos em praticidade, pensa na seguinte situação. Digamos que você vai fazer uma reforma no telhado de uma casa, e precisa fazer uma perfuração.
Nessa situação você escolher uma ferramenta, a furadeira elétrica ou a furadeira a bateria. Qual você escolheria ?
Se você pensa igual eu com certeza pensou em escolher a furadeira a bateria. Em termos de praticidade, não há como negar que as ferramentas a baterias ainda dão uma banho nas ferramentas elétricas igual a Alemanha fez com o Brasil (7x1) na copa do mundo.
Há facilidade no transporte, no manuseio, em poder levar ela para diversas localidades sem se preocupar se terá uma tomada ou energia. Isso facilita o serviço do usuário da ferramenta.

Nessa quem ganhou foi ferramentas a bateria.

2 - Força:

Qual é mais forte? As que ainda funcionam com energia ou as que funcionam com bateria ?
Hoje em dia, podemos dizer que de força elas se equiparam, As novas tecnologias de bateria de 36v (MAKITA) e 60v (DeWALT) fizeram com que algumas maquinas a baterias trabalhem, sem perdem em nada de força para ferramentas elétricas. Até mesmo antes desses lançamentos já existiam ferramentas com tecnologia a ponto de igualar a força de uma ferramenta a bateria com uma ferramenta elétrica.
Quando se trata na questão autonomia, dá pra ver que ainda as ferramentas elétricas tem uma vantagem sobre as ferramentas a bateria, mas conforme as coisas se desenvolvem, será questão de tempo para isso ser resolvido também.
Outra questão interessante é que estamos falando de ferramentas de pequeno porte, como furadeiras, parafusadeiras, serras circulares, esmirilhadeiras entre outros. Quando se trata de uma ferramenta mais pesa, em que seu uso exige uma quantidade maior de força e energia, não conseguimos usar uma bateria nela, pois ela não duraria nem 1 minuto, conforme a força da maquina exige. Mas acredito que em breve teremos novidades a respeito desse problema. Mas como no presente momento não temos isso, em questão de força ainda vai dar ferramentas elétricas.

3 - Custo benéfico

Essa seja a principal analise que se faz: O que é mais em conta.
Bom a resposta ainda é simples, a mais barata ainda são as elétricas, porém o futuro ( que já acho que seja presente ) são as ferramentas a bateria.
Apesar de ter um valor agregado bem mais alto ( algumas com quase 50% de diferença de valor) as ferramentas a bateria trazem consigo praticidades que fazem seu custo beneficio ser melhor. Ela tem boa durabilidade, alta recuperação de investimento, das baterias (ainda não existe compartilhamento de voltagem) entre outros fatores que fazer com que ela seja na minha visão tenha um custo beneficio melhor.
Então nesse quesito fico com ferramentas a bateria

Por 2x1 de Ferramentas a bateria.

Bom, claro que a diversos outros fatores para serem comparados para chegar a conclusão. Eu exclui desse comparativo por exemplo maquinas de solda, que até o então momento eu não conhecia alguma delas a bateria. Mas bem por cima é isso.

Gostou ? Concordou ?
Manda um alô pra gente dando a sua opinião. Ela é sempre bem vinda.

Até a próxima